Veja o que é necessário para dar entrada a sua aposentadoria
Antes de fazer a solicitação da sua aposentadoria, atente-se a alguns pontos importantes a fim de evitar erros nesse processo. Confira!
A aposentadoria é um benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores que não detêm mais a capacidade de integrar o mercado de trabalho, como é o caso dos idosos.
Para dar entrada na aposentadoria, é necessário seguir alguns passos e atender a certos requisitos.
Neste artigo, vamos mostrar como dar entrada na aposentadoria e quais são as exigências necessárias para se aposentar. Confira.
Quer ter menos preocupações na hora da sua aposentadoria? Conheça mais sobre benefícios da previdência através dos artigos abaixo:
Como dar entrada na aposentadoria?
A aposentadoria é um direito trabalhista vital, pois proporciona aos trabalhadores uma fonte de renda estável para manter sua qualidade de vida durante os últimos anos.
Este benefício pode ser dividido em várias categorias, e aqueles que pretendem se inscrever para ele devem se familiarizar com os requisitos para cada uma delas. Confira abaixo o passo a passo e o que é necessário para dar entrada na sua aposentadoria.
Passo a passo para dar entrada na aposentadoria
1º Passo – escolha a modalidade de aposentadoria ideal para você;
2º Passo – reúna todos os documentos necessários;
3º Passo – agende sua visita ao INSS ou faça a solicitação online.
Em determinadas situações será necessário comparecer até um posto de atendimento da Previdência Social. Porém, na grande maioria dos casos, o recomendado é que o contribuinte de entrada a aposentadoria de forma online.
Categorias de aposentadoria
Antes de procurar receber a aposentadoria do INSS, você precisa determinar qual opção você se qualifica para isso. Esta questão varia conforme o sexo e, atualmente, e o tipo de atividades que foi exercido pelo contribuinte.
As principais categorias de aposentadoria são:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Tempo de contribuição com atividade especial;
- Aposentadoria por idade urbana;
- Aposentadoria por invalidez ou doença.
Requisitos para solicitação da aposentadoria
Os requisitos exigidos variam conforme o tipo de aposentadoria, confira:
Aposentadoria por tempo de contribuição – Para se aposentar, nenhuma idade em particular é necessária desde que você tenha completado a quantidade necessária de contribuições; 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens.
Aposentadoria por tempo de contribuição com atividade especial – Este plano de aposentadoria é projetado para contribuintes que participaram de atividades que oferecem risco à saúde e ao bem-estar do indivíduo. Ele é dividido em três categorias: baixo, médio e alto risco. A aposentadoria pode ser solicitada por pessoas com 60 anos para atividades de baixo risco, 58 anos de idade para atividades de médio risco e 55 anos de idade para atividades de alto risco.
Aposentadoria por idade urbana – A aposentadoria, conforme o tempo, corresponde às seguintes regras; homens devem ter idade mínima de 65 anos com 15 anos de contribuição, já mulheres, devem ter 62 anos de idade com 15 anos de contribuição.
Aposentadoria por invalidez ou doença – Este tipo de aposentadoria é aplicável quando o indivíduo em questão está em um estado persistente que o impede de exercer suas funções, seja devido a um acidente ou enfermidade. Os regulamentos para este cenário são: carência mínima de 12 meses, o cidadão deverá estar contribuindo para o INSS no momento em que ficou impossibilitado de exercer as atividades e ter comprovação, por meio de um laudo médico pericial, a incapacidade total de trabalhar.
Documentos necessários para dar entrada a aposentadoria
Após um indivíduo ter determinado que tipo de pensão de aposentadoria receber, ele deve demonstrar ao INSS que preenche as qualificações para obtê-la. Para este fim, eles devem compilar todos os documentos essenciais e apresentá-los.
No geral, a documentação exigida para dar entrada na aposentadoria é:
- RG, CPF;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de trabalho;
- Carnês de contribuição (em caso de contribuição direta ao INSS);
- Certidão de tempo de contribuição;
- PIS/PASEP.
No entanto, em casos de aposentadoria por invalidez, deve-se apresentar um relatório médico que verifique a invalidez.
Da mesma forma, para ser elegível para a aposentadoria especial, deve-se demonstrar o engajamento em trabalhos perigosos.
É recomendável analisar minuciosamente os documentos necessários para cada tipo de aposentadoria.
Solicitação de aposentadoria online
Para dar entrada na sua aposentadoria da forma mais simples e online, o contribuinte deve baixar o aplicativo Meu INSS. O acesso ao site é por meio do mesmo login usado no Gov.br.
Confira como fazer:
- Selecione o benefício que deseja solicitar e selecione a opção “Novo requerimento”;
- Faça o download dos documentos e preencha as informações exigidas;
- Siga as orientações informadas.
O Instituto Nacional de Seguridade Social tem um prazo de noventa dias para responder a qualquer solicitação, exceto no caso de aposentadoria por incapacidade, em que a Organização de Seguridade Social tem quarenta e cinco dias para emitir uma declaração.
A melhor opção para garantir o direito ao benefício sem surpresas é contar com um especialista para te auxiliar no processo de aposentadoria.
Faça a sua solicitação de aposentadoria com o escritório advocatício Glória Rabelo
Aqui, no Escritório Glória Rabelo Advocacia, temos uma equipe de profissionais experientes que oferecem seus serviços de advocacia na área de Direito Previdenciário.
Como nosso apoio, é possível dar entrada na solicitação de aposentadoria com uma assistência especializada para ajudar a documentar seu processo de aposentadoria.
O objetivo do escritório é garantir que tudo esteja em ordem a fim de que você possa fazer a solicitação com sucesso.
Se você está interessado em iniciar o processo de aposentadoria, entre em contato para agendar uma consulta com a Glória Rabelo Advocacia.
Toda a equipe está pronta para lhe guiar em relação a todos os passos necessários para adquirir a aposentadoria desejada.
PRESSIONE AQUI PARA APOIO CAPACITADO NO PEDIDO DE APOSENTADORIA