Ícone do site Advocacia em Chácara Santo Antônio – SP | Glória Rabelo

Aposentadoria MEI: entenda como deve ser dado a entrada

Satisfied Middle Aged Woman Drinking Hot Tea And Using Digital T - Advocacia em Chácara Santo Antônio - SP | Glória Rabelo

Satisfied middle aged woman drinking hot tea and using digital tablet on couch. Retirement, technology concept.

Entenda como o MEI pode dar entrada na aposentadoria e quais são seus direitos

Saiba como deve ser realizado a entrada na aposentadoria MEI e esteja por dentro de seus direitos

O Microempreendedor Individual (MEI) tem direito à aposentadoria por idade e invalidez, desde que adquira os requisitos mínimos de contribuição para o INSS. 

O MEI pode se propor com quantos anos quiser, desde que apresente a idade mínima, e para solicitar uma aposentadoria por invalidez, é necessário passar por perícias médicas e laudos que atestam a situação do trabalhador.

Contudo, iremos explicar de forma mais aprofundada nesse artigo, a fim de tirar todas as dúvidas referentes a aposentadoria MEI. Acompanhe!

Entenda as regras para aposentadoria MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial criada pela Receita Federal para formalizar e incentivar a atividade empreendedora de pequeno porte. 

Apesar de ser uma categoria diferenciada, os MEIs também têm direito à aposentadoria. As regras para aposentar sendo MEI são as seguintes:

É importante ressaltar que, como MEI, o empreendedor também pode optar por contribuir com valores superiores ao mínimo exigido, o que pode resultar em uma aposentadoria mais vantajosa no futuro. 

Além disso, o MEI também pode contratar um plano de previdência privada para complementar sua aposentadoria.

Entenda mais sobre a aposentadoria MEI, acessando as publicações abaixo:

Como realizar o pagamento do INSS sendo MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria de empreendedorismo que permite a formalização de negócios com faturamento anual de até R$ 81 mil. 

Para garantir o acesso aos benefícios previdenciários, o MEI precisa realizar o pagamento do INSS, feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

O DAS é emitido mensalmente e deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. A competência é o período pelo qual se está pagando a contribuição previdenciária. Por exemplo, a competência referente ao mês de janeiro deve ser paga até o dia 20 de fevereiro.

Quais as vantagens de pagar o INSS sendo MEI?

Pagar o INSS sendo MEI é importante para garantir a proteção social do empreendedor, pois permite que ele tenha acesso a benefícios previdenciários e trabalhistas. Além disso, existem outras vantagens de pagar o INSS sendo MEI, como:

Saiba como garantir sua aposentadoria MEI 

Agora que você já sabe que tem direito à aposentadoria sendo MEI, é necessário correr atrás das obrigações para não perder esse benefício.

Estar com os pagamentos em dia é o primeiro passo para garantir que terá direito a sua aposentadoria, sendo assim, mantenha as obrigações a fim de evitar problemas futuros.

Para isso, é possível contar com uma contabilidade especializada, como a Glória Rabelo Advocacia Previdenciária.

Somos uma empresa que visa o crescimento de nossos clientes, pensando sempre em buscar meios eficientes para impulsionar os processos de uma gestão.

Entre em contato conosco e veja como obter a aposentadoria MEI.

Atualizado em março de 2023.

GARANTA AGORA MESMO A APOSENTADORIA SENDO MEI

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Aposentadoria MEI: entenda como deve ser dado a entrada
Description
MEIs, sabiam que vocês também têm direito à aposentadoria? Sim, isso mesmo! Ao contribuir com o INSS por pelo menos 15 anos,
Author
Publisher Name
MELHOR BENEFÍCIO
Publisher Logo
Sair da versão mobile