Aposentadoria proporcional: vantagens e desvantagens

Aposentadoria Proporcional Quais São As Vantagens E Desvantagens Desse Tipo De Aposentadoria - Advocacia em Chácara Santo Antônio - SP | Glória Rabelo

Compartilhe nas redes!

Como funciona a aposentadoria proporcional? 

A aposentadoria proporcional é um modelo muito utilizado atualmente. Mas será que essa é a melhor opção para você? Vamos entender 

A aposentadoria proporcional é uma modalidade de aposentadoria que permite ao trabalhador se aposentar antes de completar o tempo mínimo exigido pela Previdência Social. 

Porém, antes de começar o processo de aposentadoria é preciso estudar as opções.

Mas se você já está considerando fielmente esse tipo de aposentadoria, é necessário fazer um balanço das vantagens e desvantagens para entender o melhor cenário para você.

Nesse artigo explicaremos o que deve ser considerado.

Confira o artigo a seguir e veja os tipos de aposentadoria possíveis

O que é a aposentadoria proporcional?

A aposentadoria proporcional é uma forma de aposentadoria, por tempo de contribuição, que permite ao trabalhador se aposentar com menos tempo de serviço do que o exigido pela regra geral. 

Por exemplo, a regra geral exige 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos para as mulheres. 

Já a aposentadoria proporcional permite que os homens se aposentem com 30 anos de contribuição e as mulheres com 25 anos, desde que tenham uma idade mínima de 53 anos e 48 anos, respectivamente.

A aposentadoria proporcional foi extinta, mas para trabalhadores que começaram a trabalhar antes de 1998, ainda é possível, desde que cumpra as regras de transição.

Aposente-se sem erros. Leia também:

Quais são os requisitos da aposentadoria proporcional?

Para ter direito à aposentadoria proporcional, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos específicos:

  • Ter ingressado no mercado de trabalho até 16 de dezembro de 1998;
  • Idade mínima de 53 anos para os homens e 48 anos para as mulheres;
  • Tempo de contribuição de 30 anos para os homens e 25 anos para as mulheres;
  • Cumpriu um período adicional de contribuição, chamado de pedágio, equivalente a 40% do tempo que faltava para se aposentar pela regra geral em 16 de dezembro de 1998.

Para entender, vamos exemplificar:

Se um homem tivesse 20 anos de contribuição em 16 de dezembro de 1998, ele precisaria de mais 15 anos para se aposentar pela regra geral (35 – 20 = 15). 

Logo, ele teria que pagar um pedágio de 40% sobre esses 15 anos, ou seja, 6 anos (15 x 0,4 = 6). 

Assim, ele poderia se aposentar proporcionalmente com 32 anos de contribuição (20 + 12) e 53 anos.

Qual o valor da aposentadoria proporcional?

O valor da aposentadoria proporcional é calculado com base na média dos 80% maiores salários-de-contribuição do trabalhador, multiplicado pelo fator previdenciário. 

Já o fator previdenciário é um índice que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição e as alíquotas de contribuição do trabalhador.

Quais são as vantagens da aposentadoria proporcional?

A principal vantagem da aposentadoria proporcional é que ela permite ao trabalhador se aposentar mais cedo do que pela regra geral, podendo usufruir do benefício por mais tempo. 

Além disso, a aposentadoria proporcional pode ser vantajosa para quem tem uma expectativa de vida baixa, ou para quem tem dificuldade de comprovar o tempo de contribuição.

Quais são as desvantagens da aposentadoria proporcional?

A principal desvantagem da aposentadoria proporcional é que ela reduz o valor do benefício, pois aplica o fator previdenciário.

Quanto menor a idade e o tempo de contribuição, menor será o fator previdenciário e, consequentemente, menor será o valor da aposentadoria.

Outra desvantagem da aposentadoria proporcional é que ela exige o pagamento de um pedágio, que pode ser um tempo considerável de contribuição a mais, dependendo do caso. 

Além disso, a aposentadoria proporcional não permite a aplicação da regra 85/95, que garante o benefício integral para quem somar 85 pontos (mulheres) ou 95 pontos (homens), considerando a idade e o tempo de contribuição.

A aposentadoria proporcional vale a pena?

A aposentadoria proporcional pode valer a pena para quem quer se aposentar mais cedo e não tem condições de comprovar mais tempo de contribuição. 

Porém, é preciso estar ciente de que o valor do benefício será menor do que o da aposentadoria integral e que pode haver uma perda de poder de compra ao longo do tempo.

Para saber se a aposentadoria proporcional vale a pena, é recomendável fazer uma simulação do valor do benefício e comparar com outras modalidades de aposentadoria. 

Para isso, você pode consultar um especialista em previdência social, que pode orientar sobre as melhores opções de aposentadoria para cada caso.

Faça um planejamento com o escritório Melhor Benefício e escolha a melhor forma para sua aposentadoria 

Seja qual for o tipo de aposentadoria que você pretende, é importante fazer um planejamento previdenciário e avaliar se as modalidades realmente compensam.

Temos todas as soluções, em termos de direito previdenciário, e com isso, te ajudamos a fazer a escolha certa para se aposentar no tempo e de forma correta.

PRESSIONE AQUI E SAIBA O MELHOR TIPO DE APOSENTADORIA!

5/5 - (1 voto)
Summary
Aposentadoria proporcional: vantagens e desvantagens
Article Name
Aposentadoria proporcional: vantagens e desvantagens
Description
Conheça a aposentadoria proporcional e entenda suas vantagens e desvantagens. Leia nossa publicação e veja mais detalhes!
Author
Publisher Name
ANA GLORIA RABELO
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa De Uma Advogada Para Te Ajudar No Seu Processo De Aposentadoria?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Aposentadoria 2023: saiba quais são os documentos necessários Para dar…
Cresta Posts Box by CP
07 Setembro Amarelo Pop Up - Advocacia em Chácara Santo Antônio - SP | Glória Rabelo